Quem somos

O Colégio Cosmos está localizado, desde 1994, à Rua Guatemala nº 169 em Campo Limpo Paulista, e desenvolve ações educativas voltadas para uma concepção sócio-interacionista; respeitando o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo do aluno; considerando-o agente construtor de seu conhecimento; proporcionando-lhe situações para que possa vivenciar os valores humanos, exercer os princípios de liberdade, cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Cursos:

Educação Infantil:

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 anos de idade em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social; complementando a ação da família e da comunidade. Através da experimentação, os alunos são conduzidos na construção do conhecimento. A sala de aula oferece a oportunidade para promover a troca e o intercâmbio de informações, a partir das quais novos conhecimentos são agregados. O conhecimento é considerado em uma perspectiva ampla, observando aspectos individuais e coletivos de cada criança e promovendo sua integração com o meio e com a natureza. Por esse motivo, a criança é vista como o ponto de partida de qualquer trabalho a ser desenvolvido, sendo considerada como um ser social e produtor de cultura. Brincando, a criança não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive. Além disso, brincar exerce um importante papel no desenvolvimento motor que, por sua vez, favorece o raciocínio e o aprendizado.

Ensino Fundamental I

Nos anos anos iniciais do Ensino Fundamental I, o objetivo é desenvolver habilidades e competências, a fim de atingir o pleno domínio da leitura, da esrita e do cálculo. Nessa fase inserimos valores étios como solidariedade, dignidade e cidadania. As crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas, jogos, leitura em sala, imagens e também através de projetos que propiciam a interação entre os alunos durante o ano, propondo um caminho significatio para a aprendizagem.

Ensino Fundamental II

O Colégio Cosmos oferece aos seus alunos do Ensino Fundamental 2 uma proposta de educação que visa integrar a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos materiais e tecnológicos, o curso do EF2 tem o objetivo de ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem, de estimular o desenvolvimento de suas capacidades; promovendo atividades que desenvolvam conceitos de abstração e aprofundamento de temas; assim como ser capaz de organizar e interpretar dados referentes às diferentes disciplinas que são a base para continuação de seus estudos na próxima etapa escolar – o ensino médio.

Ensino Médio

Etapa final da educação básica, o Ensino Médio do Colégio Cosmos tem como princípios fundamentais a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, preparando o aluno para os principais vestibulares do país e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); orientação para o mundo do trabalho e para a cidadania, a partir de abordagem metodológica interdisciplinar envolvendo os eixos Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos e formação técnica; e o aprimoramento do educando enquanto ser humano, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.